Guitarra Virtual Escola de Música

Barra de menu

Login

Licks GV

Licks GV é uma coluna semanal do Guitarra Virtual Online onde o professor Isaac D'Moraes ensina um lick diferente com video e tablatura.

O Guitarra Virtual está lançando Vídeos Curtos para fácil compreensão de Licks, pequenas frases para improvisação. Vamos aos poucos trabalhando cada um para poder criar. Fiquem ligados!

Esse primeiro lick é em cima da penta de Ré maior ou Si menor

Lick em cima da escala de Ré maior, ou si menor, observe o bend e o pull off.

Passei na velocidade normal e depois dobrei o valor das figuras, é muito bom continuar a investigação e descobrir outras formas usando duas cordas.

Em cima do acorde maior com sétima menor, usamos a pentablues maior e a menor de Sol em cima do G7, observe que ambas sonoridades funcionam e podemos usar em cima de um só acorde.

Explorando bem o desenho da escala maior, um lick muito interessante para quem quer explorar essa escala e conhecer o braço da Guitarra.

Usando bem a técnica do arpejo dentro da escala pentatônica.

Usando a escala Pentablues Maior de Mi em cima do E7, embelezando com a blue note e valorizando a Sexta.

Esse lick vale muito a pena ser explorado, usando bem a linguagem do Blues Rock, e funciona no metal, no blues, no fusion, experimente se aprofundar no motivo da frase.

Usando o modo Dórico de Lá, esse é um modo menor com a Sexta maior, sua nota característica, na prática, funciona como se tivesse tocando a escala de Sol maior em cima de Am, valorizando as notas do acorde de Am e a nota característica do modo, no casa Fá#, vale a pena estudar e aprofundar-se.

Usamos a escala cromática na pentatônica aplicando para embelezamento em direção às notas alvos, esse tipo de pensamento é usado no Rock, jazz, Fusion...etc é bem interessante expandir essa matéria da utilização do Cromatismo em cima das escalas.

Nesse lick usamos um padrão melódico de intervalos de sextas, em cima da escala pentablues de Bm, o interessante da pentablues é que ela tem duas quintas a quinta justa e a quinta bemól (blue note) e a sexta das duas dentro da escala pentablues de Si menor é o Ré, da uma sonoridade muito interessante.

Licks usando a escala natural, misturando com a escala menor harmônica e acrescentando a Blue Note em cima de uma backing Track de Mi Maior (E), usando as técnicas de Vibrato, Pull Off e Slide.